27 julho 2009

Recursos do Google que facilitam nossa vida

Iniciando a árdua tarefa de buscar conteúdo para esse blog encontrei algo interessante que muita gente usa, mas perde muito tempo por não saber utilizar os recursos disponíveis: o Google. Sim, o famoso site de busca possui alguns recursos simples que facilitam a nossa vida, mas muita gente não conhece. Então, vamos às dicas.

Fazer uma busca no Google é fácil, mas, com algumas dicas, é possível obter resultados mais precisos. Veja, abaixo, uma série de macetes.

Aspas
Para buscar uma frase exata, use aspas. Assim, os resultados terão a expressão que você procura com as palavras na mesma ordem em que você as digitou.Uma pesquisa por "Nossa Senhora Aparecida", entre aspas, retorna resultados mais precisos do que a busca sem esses sinais gráficos.

Exclusão

Use o hífen antes de um termo para excluí-lo dos resultados da pesquisa.

Se você quer encontrar referências a Pelé que não contenham a palavra Santos, por exemplo, basta procurar por Pelé -Santos.

Asterisco

Um asterisco indica a falta de uma expressão. Suponha que você tenha esquecido uma das palavras que compõem um ditado popular.

Busque, entre aspas, "em casa de * o espeto é de pau". Nos resultados, você encontrará referências à frase com o termo ausente (ferreiro).

Tipo de arquivo

O Google é capaz de encontrar conteúdo dentro de documentos hospedados na rede em formatos como Word (DOC) e Excel (XLS). Basta usar o operador filetype, seguido de dois pontos e da extensão do arquivo, sem espaços.

Para encontrar, em PDF, o texto de "Dom Casmurro", de Machado de Assis, faça uma busca por Machado de Assis Dom Casmurro filetype:pdf.


Essas são apenas alguns dos recursos que, apesar de simples, tenho certeza que vai ajudar muita gente. Essas e outras dicas sobre os recursos do Google podem ser encontrados no site da Folha.

Abraço a todos.

2 comentários: